Todas as gemas

ESMERALDA

Cobiçada pelas grandes expedições a esmeralda é uma obra da natureza aperfeiçoada nas mãos humanas.

ESMERALDA O intrigante grupo do berilo encanta com suas cores e alta transparência. Desde incolor até vermelho, suas cores abrangem todo o espectro visível em uma harmônica orquestra, que é nomeada de acordo com o tom de cada cor.

Quando o berilo transparente adquire matiz verde vívido, é conhecido como esmeralda. Cobiçada pelas grandes expedições que adentraram nos sertões brasileiros, esta variedade já era explorada pelos egípcios e a preferida de Cleópatra. Seu verde profundo e vibrante incitava a sede pela descoberta de jazidas, e hoje o Brasil recebe o segundo título de produtor mundial desta variedade, estando, em primeiro, a lendária esmeralda colombiana. São raríssimos cristais totalmente "limpos" (sem nem uma fratura interna), e a razão disso é o seu processo de formação único, que, naturalmente, causa as inclusões internas conhecidas como "jardim". Isso fragiliza a pedra, e tratamentos de qualidade são convencionalmente aplicados, para prolongar a resistência durante a lapidação, além de proporcionar vida à gema. E, ao contrário das outras variedades, isso não afeta o seu valor e, muito menos, o seu encanto, por se tratar de uma obra da natureza aperfeiçoada nas mãos humanas. Se não fosse assim, esta gema talvez não provocasse a fascinação nos olhos dos amantes desta joia.
As informações sobre as gemas são de autoria da Gemóloga Cassandra Terra Barbosa, CREA-SP n. 5063666760. produtos com essa gema
envelope tiwa newsletter Receba ofertas e novidades em seu e-mail