Todas as gemas

IOLITA

Na iolita seus tons mesclam a escala de matizes entre azul e violeta.

IOLITA Derivada do grego "ios", que significa "violeta", a cordierita (nomeada pelo geólogo Pierre Cordier) é um mineral conhecido comercialmente como iolita. Seus tons mesclam a escala de matizes entre azul e violeta.

Quando possui o gracioso azul violáceo, pode se assemelhar muito com a tanzanita, que, quando descoberta, foi inicialmente confundida devido às propriedades muito similares. Historicamente, era conhecida como a "Pedra compasso Viking", pois finas fatias desta gema serviam para diminuir os reflexos durante a navegação, localizando o Sol em dias nublados. Esta gema é um desafio para os artesãos lapidarem-na, pois a sua cor varia em diferentes direções do cristal, e o corte deve ser feito em uma direção perfeita, para ressaltar exatamente a cor que se deseja. Diferente de outras gemas, como o topázio azul, a iolita é raramente tratada para melhorar a cor devido a sua intolerância às altas temperaturas. Além da lapidação brilhante, o cabochão é bastante realizado nesta espécie, ressaltando seu brilho, e, quando presente, evidencia as famosas inclusões douradas que ocorrem naturalmente no interior da iolita, gerando certo brilho conhecido como "aventurinização".
As informações sobre as gemas são de autoria da Gemóloga Cassandra Terra Barbosa, CREA-SP n. 5063666760. produtos com essa gema
envelope tiwa newsletter Receba ofertas e novidades em seu e-mail